


HOMENAGEM AO SAMBA DO MARANHÃO
Uma noite que marcou a história da música no Maranhão. Assim pode ser definida a roda de samba do Prêmio Universidade FM de 2008, na noite dia 17, de dezembro no Teatro Arthur Azevedo.O público compareceu em grande número, superlotando o teatro e reforçando a credibilidade do mais importante prêmio da música maranhense.
A décima segunda edição da premiação organizada pela Rádio Universidade teve no samba a temática para a noite de homenagens e de muita alegria.A festa começou ao som do grupo Choro Pungado, que apresentou o choro “Viajando para Carajás”, de Zé Hemetério.
Depois, os locutores Val Monteiro e Marcus Vinícius comandaram a solenidade e anunciaram os vencedores de 15, das 20 categorias do Prêmio. As outras 5 categorias foram anunciadas por convidados especiais, ligados ao nosso samba. Foram eles: Gabriel Melônio, Samy do Cavaco, Geisa Moraes, Helô Santana e Marcelo Brandão.
Entremeando as premiações, nossos artistas apresentavam canções que marcaram o samba do Maranhão. Desfilaram no palco os cantores Adão Camilo, cantando “Madre Deus”; Célia Maria com a música “Terra de Noel”; Jaílson Pereira e Boscotô interpretando “Araçagi”; Lena Machado e o samba “Sambista de Fato”; Cláudio Lima apresentou “O samba é bom”; Augusto Pellegrini emocionou com “Ponto de Fuga”; Rosa Reis embalou o público ao som de “Bodas de Ouro”; e Serrinha animou a todos com “Haja Deus”.
O show teve a direção musical de Luiz Júnior.A noite foi marcada ainda por uma justa homenagem. Com sete décadas de história e dedicação ao samba, o grupo Fuzileiros da Fuzarca subiu ao palco para receber o prêmio “Personalidade Musical do Ano”.A revelação dos vencedores escolhidos através do voto de jornalistas, radialistas, agentes da cultura e ouvintes da emissora universitária, fez justiça ao reconhecer a obra de Lopes Bogéa como a grande vencedora da noite. O CD Balançou no Congá, produzido por Zeca Baleiro, reunindo grandes nomes da nossa música como Josias Sobrinho, César Teixeira e Alcione, entre outros, interpretando as músicas de Bogéa, levou o grande prêmio da noite, sendo escolhido como o Melhor CD do ano. O disco levou ainda os prêmio de melhor música para Balaio de Garimã, e melhor Projeto Gráfico, para o luxuoso trabalho de Cláudio Vasconcelos e Naza Almeida.
A festa ficou completa quando a 106,9 FM trouxe para o palco a nossa Alcione. A guerreira que surgiu para o mundo como um ouro no tom marrom, recebeu da Rádio Universidade FM o troféu “Personalidade do Samba”. A cantora maranhense se mostrou emocionada por receber um prêmio em sua casa, destacando a homenagem como uma das mais importantes de sua carreira.Depois, a Marrom brindou o público que a esperava anciosamente com pérolas do seu repertório, como “A Loba”, “Cajueiro Velho”, ”Meu Ébano” e o sucesso que a projetou nacionalmente “Não deixe o samba morrer”.
O Prêmio Universidade FM 2008 foi uma realização da Rádio Universidade FM, da Fundação Sousândrade, e da Universidade Federal do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário